O que é franqueador? Saiba tudo sobre papéis e responsabilidades

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O que é franqueador? Saiba tudo sobre papéis e responsabilidades

O que é franqueador? Saiba tudo sobre papéis e responsabilidades

O sistema de franquias tem, de um modo geral, dois “lados do balcão”: o do franqueador e o do franqueado. A seguir, o blog Ultragaz Revendas explicará quem é esse primeiro profissional (ou empresa) no novo texto da série sobre franquias.

Uma das publicações anteriores apresentou a definição de franquia e todos os detalhes sobre o modelo. De acordo com a ABF (Associação Brasileira de Franchising), franquia ou franchising é o “sistema onde alguém (franqueador) autoriza um terceiro (franqueado) a explorar os direitos de uso da marca, os direitos de distribuição de produtos e/ou serviços em um mercado definido e os direitos de utilizar um sistema de operação e gestão de um negócio de sucesso”.

O que é uma franqueadora?

A franqueadora é a “pessoa jurídica detentora dos direitos sobre determinada marca ou patente, que formata um modelo de negócio e cede a terceiros (franqueados) o direito de uso desta marca ou patente e do know-how por ela desenvolvido, sendo remunerada por eles pelo uso deste sistema”, conforme a definição do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

Já a ABF define como franqueadoras as “pessoas jurídicas que estão organizadas para distribuir ou que distribuam seus produtos e serviços utilizando, ao menos em parte, o sistema de franquia empresarial, ou detentores de máster franquias, organizadas conforme as leis brasileiras, que tenham no País a sede de sua administração, que observam os dispositivos da lei nº 13.966, de 26 de dezembro de 2019 (Lei de Franquias)”.

Qualquer empresa com um ano de atuação, no mínimo, pode ser franqueadora. Até mesmo os MEIs (microempreendedores individuais) podem ter sistema de franquia, desde que se lembrem do valor máximo de faturamento anual (que permanece e não deve ultrapassar R$ 81.000) e do investimento no valor de cota da franquia desejada.

O que é franqueado?

Além do significado do Sebrae que citamos acima, podemos descrever o franqueado como a “pessoa física ou jurídica que adere à rede de franquias idealizada pelo franqueador, mediante o pagamento de um determinado valor pela cessão do direito de uso da marca ou patente e transferência de know-how, comprometendo-se a seguir o modelo por ele definido”, ainda segundo a entidade.

A ABF menciona que os franqueados são “pessoas físicas ou jurídicas com contrato de franquia em vigor de franqueadores associados ou não à ABF”.

Em outras palavras, o franqueado é o empreendedor que ganha o direito de uso de uma marca já estabelecida, por meio de contrato firmado com o franqueador (aquele que desenvolveu o negócio e transformou em franquia).

entenda as diferenças entre franquias e revendas

Quais as responsabilidades da franqueadora?

Os deveres dos franqueados são muito lembrados, mas as franqueadoras também têm suas (grandes) responsabilidades. Conheça algumas delas:

Definir o perfil ideal de franqueados

A Circular de Oferta de Franquia (COF), documento desenvolvido pelo franqueador que apresenta as condições gerais do negócio, obriga-o a discriminar o perfil ideal de franqueado relacionando experiência anterior, escolaridade e outros requisitos. Qualquer característica importante deve estar descrita na COF.

Assim, os candidatos a gerir uma ou mais unidades de franquia devem buscar apenas modelos de negócio que se encaixem em seu perfil. As franqueadoras, por sua vez, precisam otimizar cada vez mais seus processos seletivos com a meta de firmar parcerias duradouras.

Oferecer treinamento e capacitação para os franqueados

Muitas pessoas pensam que a responsabilidade do franqueador se restringe ao treinamento inicial, o que não é verdade. Para que uma franquia obtenha ganhos a longo prazo, é necessário capacitação contínua, com conteúdo, métodos e recursos apropriados aos franqueados.

Oferecer suporte para franqueados

O suporte operacional transfere o know-how da franqueadora para os franqueados, capacitando-os, assim como suas equipes, durante a implantação e ao longo de toda a vigência do contrato.

O suporte apresenta as melhorias desenvolvidas em produtos e processos e acompanha o desempenho das unidades com foco nos melhores resultados.

Ou seja, para que todas as partes alcancem resultados satisfatórios, os franqueadores devem estar disponíveis para auxiliar os gestores no que for possível.

Fazer o marketing da rede

Há um valor, o Fundo de Propaganda, também chamado de Fundo de Promoção, que se refere às taxas de publicidade pagas pelos franqueados e pelas unidades próprias dos franqueadores. Esse montante deve ser empregado em ações de marketing que beneficiam toda a rede. Geralmente, o franqueador

administra o fundo e presta contas regularmente aos franqueados. Isso é importante para que a padronização não se perca entre as campanhas.

Realizar consultoria de campo

A consultoria de campo é um dos mais importantes meios de comunicação entre os franqueadores e os franqueados. É uma ação essencial para a manutenção dos padrões da franquia. A atividade consiste em visitas de um consultor às unidades.

Ele segue uma lista de verificações de conformidade e executa relatórios assinados por ele e pelos franqueados com datas para correção de problemas verificados.

O consultor também detecta as necessidades do franqueado, descrevendo à franqueadora os obstáculos enfrentados pelo empreendedor.

Cuidado com a marca e a padronização

Alguns processos devem ser identificados e incluídos nos manuais que serão entregues ao franqueado pelo franqueador. Sua conformidade será avaliada nas consultorias de campo e geralmente se referem à preservação da marca e à padronização. Esses processos devem ser flexíveis e integrados para serem mais bem assimilados pelos gestores das unidades, assim como melhorados e adaptados quando necessário.

O controle por parte da franqueadora garantirá a qualidade final dos serviços e produtos oferecidos aos consumidores. A prioridade é a atenção à segurança, aos ganhos operacionais e ao diferencial competitivo da franquia.

Relacionamento entre franqueado e franqueador

Muitos problemas surgem nas redes de franquia quando o relacionamento entre os franqueados e a franqueadora não corre tão bem como deveria.

Ambos os lados devem atuar juntos, compartilhando trabalho, conhecimentos e recursos para superar desentendimentos e ampliar a rede. Os interesses também devem ser convergentes. As partes, ainda, precisam estar abertas a eventuais adaptações para fazer frente ao mercado.

O Sebrae enumera alguns fatores para um bom relacionamento entre o franqueado e o franqueador:

• Regras e contratos transparentes;

• Comunicação adequada;

• Respeito entre as partes;

• Franqueados ativos e participativos;

• Seleção apropriada das equipes;

• Afinidade com a cultura organizacional.

O que precisa para ser um franqueado?

O empreendedor interessado em abrir uma franquia deve fazer a si próprio algumas perguntas antes de “colocar a mão na massa”:

• Qual é a minha capacidade de investimento?

• Eu tenho capital suficiente para iniciar e manter a operação até que ela se torne rentável?

• Quais são as habilitações exigidas pela franquia pela qual me interessei?

• Quanto tempo eu tenho para dedicar-me?

• Qual é a chance de sucesso desta franquia em minha região?

• Eu tenho afinidade com o ramo de negócio e com a marca?

• Eu já me planejei para o reconhecimento da marca?

Além disso, todo franqueado deve disponibilizar uma grande quantidade de documentos para comprovar sua capacidade financeira de conquistar e gerenciar uma unidade franqueada. O candidato a franqueado também precisa informar-se sobre a regularidade tributária e fiscal da franquia de seu interesse.

Qual o papel de um franqueado?

De acordo com análise da advogada especialista Sandra Brandão, o franqueado precisa se conscientizar de que integra um mecanismo padronizado, de modo que seguir as regras determinadas é o cerne do negócio.

Em segundo lugar, ele não deve se esquecer de que, como empresário, tem a tarefa de compreender cuidadosamente as informações repassadas pela franqueadora mesmo antes de tornar-se parte da rede. Quando vier a ser franqueado, acabará por assumir as responsabilidades de gestor.

Já em termos de questões jurídicas, reuniões e documentação, cabe ao franqueado o entendimento da importância de assinar e formalizar tudo o que for necessário para o desenvolvimento e a sustentação da relação entre as partes.

E por falar em relacionamento, o franqueado precisa, ainda, respeitar a parceria estabelecida por esse tipo de sistema. Isso é fundamental para que todos possam, efetivamente, desfrutar das vantagens da gestão da franquia.

Diferenças entre franquia e revenda de gás

Como dissemos anteriormente nesta série, os sistemas de franquia e de revenda são parecidos em certos aspectos, como o uso da marca e dos serviços ou produtos, mas também há distinções.

Nas revendas, por exemplo, não há pagamento (taxa) de royalties. Além disso, o empresário tem mais autonomia para fazer o gerenciamento de seu negócio.

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Fonte: Sebrae e ABF

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