O que é franquia? Entenda como funciona e como escolher

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O que é franquia? Entenda como funciona e como escolher

O que é franquia? Entenda como funciona e como escolher

Quando resolvemos empreender, é normal que muitas dúvidas sobre negócios comecem a surgir. Mesmo quem tem alguma experiência precisa se aprofundar em determinados assuntos para ter mais segurança no início. Uma das questões mais comuns é a diferença entre a franquia e outros sistemas de comercialização de serviços e produtos, como uma revenda Ultragaz.

Muitas pessoas não têm certeza se é melhor abrir uma empresa do zero ou se é melhor contar com o apoio de alguma marca já consolidada no mercado. Compreendendo as diferenças entre determinados modelos, fica mais fácil tomar a decisão correta.

Entenda, nesse artigo, como funcionam as franquias, vantagens e desvantagens do modelo, além das principais diferenças entre franquias e revendas!

Afinal, o que é uma franquia?

De acordo com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), franquia empresarial “é um negócio cujo modelo de operação é modelado e transferido para outro ponto comercial com autorização de quem detém os direitos e criou o modelo inicial”. Ainda conforme a entidade, essa pode ser uma alternativa interessante para os empreendedores.

Há algum tempo atrás, a palavra “empreendedor” possuía um significado mais puro e preciso. Assim eram chamados apenas aqueles que criavam seus próprios empreendimentos, como Henry Ford. Hoje, o termo abrange as pessoas que encabeçam uma pessoa jurídica – ou seja, que respondem por um negócio. Também podemos chamar de empreendedores os que trabalham com revendas ou franquias.

O que é franqueador e o que é franqueado?

Já segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising), franchising ou franquia significa “sistema onde alguém [franqueador] autoriza um terceiro [franqueado] a explorar os direitos de uso da marca, os direitos de distribuição de produtos e / ou serviços em um mercado definido e os direitos de utilizar um sistema de operação e gestão de um negócio de sucesso”.

LEIA MAIS: Fuja de “pegadinhas” na hora de abrir franquias e revendas

Ou seja, o benefício de uma franquia ou revenda é oferecer uma maior chance de sucesso do que um negócio independente, já que há o suporte de uma marca já estruturada. Esse apoio se dá por meio da capacitação da equipe, da escalabilidade da operação, da padronização dos produtos ou serviços e do poder da marca franqueadora.

Quais são os tipos de franquia?

Uma vez que decida por abrir uma franquia, o empreendedor pode escolher entre diversos modelos, optando pelo que estiver mais alinhado à sua estratégia. Isso envolve tipos diferentes de contrato entre franqueador e franqueado e o papel que cada um terá em uma eventual expansão. Podemos salientar os seguintes tipos:

Franquia combinada

Permite usar um só ponto comercial para estabelecer marcas distintas. As exigências para que essa franquia seja permitida ficam a cargo de cada franqueador.

Franquia de conversão

Pode ser usada quando já há algum negócio operando, mas que precisa ser transformado em uma franquia para elevar sua competitividade.

Franquia de desenvolvimento de área (DA)

Cessão de direito para explorar uma região específica, onde o franqueado abrirá mais de uma unidade em determinado espaço de tempo, com um contrato para cada uma. O desenvolvedor de área também poderá vender unidades, recebendo parte do valor cobrado a título de taxas de franquia (pagamento para usar a marca) e royalties (importância paga ao detentor da marca).

Franquia social

Distribui serviços sociais sem fins lucrativos. É uma forma de usar técnicas e procedimentos de franchising para crescimento e replicação de um projeto social.

Franquia unitária

Cessão de direito de abertura de uma unidade, com exclusividade de atuação em local determinado pelo franqueador. O mesmo franqueado pode adquirir outras franquias unitárias.

Franquia virtual

Também conhecida por franquia on-line, corresponde à versão eletrônica do comércio tradicional em forma de franquia.

Master franquia

Comumente adotada em planos de internacionalização e em grandes países, como o Brasil. O master franqueado (ou sub-franqueador) assina um contrato para implantar ou terceirizar outras unidades franqueadas em determinada região. Neste caso, os contratos serão assinados pelo master franqueado e ele receberá parte do valor da taxa de franquia e dos royalties cobrados dos franqueados, responsabilizando-se pelo treinamento e suporte a eles.

Microfranquias

Exigem investimento de até três vezes o PIB anual per capita. Têm baixo custo operacional, operação simplificada, atividades que podem ser executadas pelo próprio franqueado e frequentemente não exigem um ponto – já que, muitas vezes, o franqueado pode operá-la de sua própria casa ou deslocar-se até o cliente.

Store in store

Também chamada de business in, permite que uma unidade seja instalada dentro do estabelecimento de um terceiro.

O que é a Circular de Oferta de Franquia (COF)?

No caso das microfranquias, o retorno do capital aplicado ocorre mais rapidamente do que em franquias mais caras, mas o faturamento tende a ser compatível com o investimento feito. Ao comprar esse modelo, é importante observar algumas condições para assegurar a sustentabilidade do negócio.

Pode haver exigência de um volume de compras mensais de produtos do franqueador e cobranças caso um determinado limite de faturamento seja alcançado. Essas informações precisam estar discriminadas na Circular de Oferta de Franquia (COF). Alguns franqueadores também cobram taxas de instalação de equipamentos, por exemplo.

Quanto custa abrir uma franquia?

Em relação aos valores relacionados à abertura de uma franquia, o investimento inicial pode variar bastante entre uma oportunidade e outra, assim como entre os diversos segmentos possíveis.

Investimento inicial

É essencial que o cálculo do investimento inicial inclua todas as despesas, independentemente do tipo de franquia que esteja sendo levada em consideração.

Caso o empreendedor esteja ponderando investir em uma loja, por exemplo, deverá listar a reforma no imóvel, o projeto arquitetônico, os móveis, a compra ou o aluguel de equipamentos e o sistema de gerenciamento, além de gastos relacionados à abertura (ou seja, taxas e demais trâmites) e à sua inauguração. Nesse quesito, o capital de giro não pode ser deixado de lado.

Capital de giro

O capital de giro é o montante de recursos que deve ser investido para o funcionamento normal da empresa. Ou seja, trata-se do valor que faz o negócio “girar” e que é necessário para produzir e pagar despesas, antes da entrada do capital que vem com as vendas. Em outras palavras, o capital de giro é a diferença entre os recursos disponíveis em caixa e a soma das despesas e contas a pagar.

O possível franqueado deve questionar o franqueador sobre quanto ele deverá investir na manutenção do capital de giro e, também, sobre demais valores envolvidos.

Vantagens e desvantagens da franquia

Como todo negócio, as franquias apresentam vantagens e desvantagens, tanto para os franqueados como para os franqueadores. Entre as vantagens, podemos citar:

Vantagens para franqueados

Apoio: O franqueador estará ao lado do empreendedor durante a operação;

– Chance de pesquisa e desenvolvimento: O franqueado poderá submeter suas ideias ao franqueador e, possivelmente, vê-las realizadas;

– Credibilidade: Abrir uma empresa com a segurança de contar com uma marca ou um nome já conhecido no mercado confere um certo alívio a quem está ingressando no setor;

Maior planejamento dos custos de instalação: Ter ao lado um negócio com uma bagagem de experiência facilita os cálculos no início do projeto;

– Melhor chance no mercado: Eis uma das diferenças entre lançar uma nova marca e contar com um negócio já estabelecido;

– Plano de negócio: Uma franquia é um empreendimento já consolidado, e isso significa que já existem estudos estratégicos que serão utilizados pelo franqueado.

Vantagens para franqueadores

– Economia com propaganda: Os custos são divididos entre os franqueados da rede, de modo que há uma redução significativa nos investimentos. Na verdade, esse benefício abrange tanto o franqueador como os franqueados na cadeia;

– Independência jurídica e financeira: Com sua própria razão social, a loja do franqueado é uma pessoa jurídica em separado. Assim, todas as operações financeiras são de responsabilidade dessa empresa;

LEIA MAIS: [Webinar] Franquias e Revendas: em que negócio investir?

Já entre as desvantagens, temos:

Desvantagens para franqueados

– Baixa flexibilidade: Ao escolher atuar em modelo de franquia, o empreendedor deve estar consciente de que ingressará em uma marca já existente, com regras próprias. A interdependência mútua nesse sistema é uma condição fundamental para seu desenvolvimento. O sucesso e o fracasso serão compartilhados entre os envolvidos;

– Possibilidade de falhas: A rede escolhida pode enfrentar problemas que não são percebidos pelo franqueado em um primeiro momento.

Desvantagens para franqueadores

– Local previamente escolhido: Embora o franqueado possa sugerir um bom local para a instalação do ponto de venda, o franqueador correria riscos se não o estudasse, o que pode resultar em uma localização reprovada;

– Possibilidade de falhas: O franqueador só terá um melhor conhecimento sobre o franqueado no início da operação – embora todos os cuidados são tomados antes de firmado o contrato.

Vantagens da revenda de gás em relação a uma franquia

Os sistemas de franquia e de revenda são semelhantes em alguns aspectos, como o uso da marca e dos serviços ou produtos, mas também há distinções.

O modelo de gestão, incluindo sistemas e ferramentas, são padronizados no modelo de franquias, o que muitas vezes acaba limitando o empreendedor. Além disso, os preços praticados também costumam ser padronizados nas franquias, o que não possibilita mudanças de margem para o franqueado.

Outra grande diferença é o investimento, pois, para abrir uma revenda de gás, o investimento pode muitas vezes, dependendo da sua região e tamanho do negócio desejado, ser muito menor do que o valor necessário para investir em uma franquia.

Nas revendas, por exemplo, não há pagamento (taxa) de royalties. Além disso, o empresário tem mais autonomia para fazer o gerenciamento de seu negócio, mas contando com todo o suporte da Ultragaz!

A Ultragaz oferece treinamentos de gestão, atendimento e segurança, além de ferramentas que facilitam o relacionamento e gerenciamento dos clientes e da sua revenda como um todo. A marca fornece ainda, suporte na divulgação e promoção do seu negócio!

Como abrir uma revenda de gás?

Se você se interessou pela opção de revenda, apontamos quatro passos para seguir no caminho certo.

Optar por um modelo de negócio, entendendo as diferenças entre uma franquia e uma revenda, é o ponto de partida. Depois, é necessário refletir sobre o orçamento disponível, com reserva para o fluxo de caixa até que surja o lucro.

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A escolha do lugar do empreendimento é outra etapa fundamental e isso passa por compreender a necessidade local e analisar as dimensões e os hábitos do mercado consumidor. O terreno pode ser alugado ou próprio, deve ser plano e a metragem mínima precisa ser de 30 m².

Além disso, deve estar em uma área de zoneamento municipal que permita a abertura de revendas de gás e não pode situar-se ao lado de imóveis onde se reúna um grande número de pessoas, a exemplo de escolas e igrejas.

E, em quarto lugar, a escolha da marca parceira deve levar em conta aspectos como solidez financeira, suporte oferecido e satisfação dos parceiros e dos clientes. Saiba mais no guia gratuito.

Entenda também como funciona uma revenda de gás, os investimentos necessários para abrir uma revenda Ultragaz e as principais dúvidas dos profissionais que desejam atuar no setor de gás.

Fonte: Sebrae

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