Famílias inspiram revendedora Ultragaz que alcançou pódio no Desafio Lapidar
A revendedora da Ultragaz Barbara Jhuliane Fleckhaus, de 26 anos, é casada e tem dois filhos, um de 7 e outro de 2 anos. Assim, ela entende como ninguém a necessidade de não faltar gás dentro de casa. É o bem-estar das famílias de sua região o que motiva, diariamente, seu trabalho.
Ela explica que, trabalhando com GLP, vê a realidade de cada casa. “Você sabe que precisa ser rápido na entrega, pois um minuto de demora pode estragar a comida de uma família.”
Há 3 anos e 4 meses, ela e o marido perceberam que havia a carência de um atendimento diferenciado em sua área. “Meu esposo estava no último ano do contrato do trabalho e, com isso, fomos em busca de outra renda”, relembra. “Enquanto eu era cliente, via uma dificuldade na entrega de gás para minha região por ser distante do centro. Por isso, achei interessante ter uma revenda aqui pra atender mais rapidamente as famílias.”
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Hoje, ela possui uma loja – onde atua na administração e no relacionamento com clientes – e um equipamento de auto atendimento 24 horas. “Atendemos pelo disque-gás, pelo app, pelo hub, na portaria e por venda direta”, explica Barbara, que está iniciando uma graduação em marketing e não para de aprender. Recursos como o aplicativo Ultragaz e a solução Ultragaz Energia Inteligente, por exemplo, contribuem em sua jornada.
Terreno para a revenda de gás
Sobre a escolha do terreno e os cuidados necessários em relação à estrutura, a empreendedora conta que, por meio de uma engenheira, colocou a loja junto à propriedade da família. “Na minha região, não havia nenhuma revenda Ultragaz. Tomamos todas as medidas de segurança solicitadas pelo Corpo de Bombeiros, conforme o projeto aprovado”, diz.
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Além do terreno e da região escolhida, Barbara ressalta a importância da equipe no sucesso do negócio. Ela cita que “ter responsabilidade com o cliente e passar confiança e credibilidade sobre o que está vendendo” são posturas essenciais. “Em uma revenda padrão, um funcionário bem uniformizado e bem treinado passa as características necessárias para tudo dar certo.”
Desafio Lapidar
Como aprender é um de seus grandes objetivos, Barbara busca novos conhecimentos para manter o padrão Ultragaz, já que, agora, conquistou certa estabilidade e a revenda consegue se manter. Ela inscreveu-se no Desafio Lapidar e, na primeira participação, ficou em segundo lugar.
“Nossa, foi incrível! Cada desafio era um aprendizado novo”, recorda. “Desde a inscrição, conversamos e definimos que ficaríamos entre os 150 primeiros colocados, mas em segundo lugar? Meu Deus, foi incrível, está sendo incrível… Ainda é inacreditável. Agradecemos muito a companhia por nos proporcionar momentos como esse.”
O Desafio Lapidar é um programa de qualificação das revendas da Ultragaz que tem a duração de dez meses e foi construído em formato de “gamificação”. Na ação, há missões a serem cumpridas para avançar à etapa seguinte. Dessa forma, os parceiros são constantemente estimulados a promover melhorias em quatro vertentes: equipe, experiência do cliente, gestão do negócio e ponto de venda.
Dicas preciosas para revender gás
Para quem deseja seguir os passos de Barbara, a profissional sinaliza a conquista de clientes como um dos principais desafios da área.
As vantagens de ser uma revendedora de gás, segundo ela, são muitas. “Você trabalha pra si mesmo e leva um produto importantíssimo até a casa das pessoas”, acredita. “O gás ultrapassa a comercialização normal. Você se torna amigo das pessoas, ganha uma segunda família. Independentemente de seu preço ou seja o que for, aquele cliente fiel volta a comprar e indica seu trabalho.”
Como abrir sua própria revenda de gás
Se você se interessou pela opção de revenda, apontamos quatro passos para que o empreendedor siga no caminho certo.
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Optar por um modelo de negócio, entendendo as diferenças entre uma franquia e uma revenda, é o ponto de partida. Depois, é necessário refletir sobre o orçamento disponível, com reserva para o fluxo de caixa até que surja o lucro.
A escolha do lugar do empreendimento é outra etapa fundamental e isso passa por compreender a necessidade local e analisar as dimensões e os hábitos do mercado consumidor. O terreno pode ser alugado ou próprio, deve ser plano e a metragem mínima precisa ser de 30 m². Além disso, deve estar em uma área de zoneamento municipal que permita a abertura de revendas de gás e não pode situar-se ao lado de imóveis onde se reúna um grande número de pessoas, a exemplo de escolas e igrejas.
E, em quarto lugar, a escolha da marca parceira deve levar em conta aspectos como solidez financeira, suporte oferecido e satisfação dos parceiros e dos clientes. Saiba mais no guia gratuito.
Entenda também como funciona uma revenda de gás, os investimentos necessários para abrir uma revenda Ultragaz e as principais dúvidas dos profissionais que desejam atuar no setor de gás.