De funcionária a empreendedora Ultragaz

Dicas de Negócios

De funcionária a empreendedora Ultragaz

De funcionária a empreendedora Ultragaz

O funcionamento de uma revenda de gás não era segredo para Rosilene Leite dos Santos Silva, de 43 anos, quando ela resolveu abrir sua própria loja, a aproximadamente três anos atrás. Isso porque ela já trabalhava em uma revendedora da Ultragaz enquanto geria uma lanchonete. Na ocasião, foi procurada por uma consultora da companhia e resolveu abraçar o desafio de ser dona de seu próprio negócio na área de gás.

“Tomei coragem e assinei um contrato de três anos”, relembra a empreendedora, formada no ensino médio. “Como eu já trabalhava com comércio, tinha uma noção sobre as áreas financeira e fiscal e só dei continuidade. Sempre trabalhei como autônoma e, como já vendia água mineral, ficou bem cômodo adicionar o gás.”

LEIA MAIS:O que influencia na margem de lucro de revendedor de gás?

Casada e mãe de duas jovens, uma de 21 e outra de 16 anos, Rosilene tem sua revenda de gás na cidade de Paulista (PE). Ela ainda conjuga a venda do produto com a de água mineral, o que facilitou a implantação do comércio. “Quando construí a minha área de revenda de água, já a fiz com estrutura para trabalhar com gás também”, explica. Então foram feitas apenas a pintura e a instalação das placas pela Ultragaz e recebida a aprovação pelo Corpo de Bombeiros.”

Entre os principais impedimentos em relação ao terreno para implantar uma revendedora de gás, estão as leis de zoneamento municipais, que determinam quais tipos de atividade cada região da cidade pode receber, e as construções vizinhas ao local, já que a legislação não permite que revendas de gás estejam ao lado (parede a parede) de estabelecimentos que reúnam frequentemente algum tipo de aglomeração de público, como igrejas, escolas e faculdades.

Recursos da Ultragaz

No dia a dia, Rosilene trabalha no atendimento ao telefone de sua loja Ultragaz. “Minha revenda funciona realizando as entregas na casa do cliente e também com recepção na portaria”, diz. Além disso, recursos como o app Ultragaz e Energia Inteligente contribuem para sua jornada. “Soma-se como um reforço nos pedidos e na expansão da empresa”, afirma a empreendedora.

LEIA MAIS:Antes de abrir revenda de gás, empreendedor visita Revenda Modelo

Para ela, de qualquer forma, é muito vantajoso trabalhar no setor de gás. “É um produto que não é prejudicado com as crises financeiras. Faça chuva ou faça sol, a gente consegue vender. Requer cuidados, é claro, mas é um bom negócio”, resume.

Em geral, para uma revenda de gás ter sucesso, é interessante atentar-se para quatro fatores. O primeiro é o capital de giro. É importante que o futuro empreendedor garanta uma quantia mínima de verba para suportar as oscilações de caixa, principalmente nos primeiros meses de operação. 

Em segundo lugar, deve haver controle de custos, com a geração de dados financeiros que permitam compreender quais as medidas para aumentar a eficiência. Em terceiro, conhecer a base de clientes é fundamental, por exemplo, para definir ações de marketing. Especialmente neste quesito, o interessado em abrir sua empresa no ramo pode contar com o apoio da Ultragaz. E o quarto fator de sucesso é contar com uma equipe bem preparada – neste caso, treinamentos periódicos certamente ajudam no êxito de todo o funcionamento da loja.

Por fim, para ser bem-sucedido, Rosilene acredita que o empreendedor precisa, como revendedor de gás, fazer sempre um bom atendimento. “Aprendi que trabalhar diretamente com minha própria empresa não é fácil. Porém, é prazeroso e, como já falei, trabalhar com gás é um bom negócio”, finaliza.

Como abrir sua própria revenda

Esta foi a terceira história da série “Vozes da Ultragaz”, que apresenta gestores dedicados a, diariamente, fazer a Ultragaz chegar ao cliente final. Se você se interessou pela opção de revenda de gás, apontamos quatro passos para que o empreendedor siga no caminho certo.

GOSTOU DA IDEIA E QUER SABER MAIS? BAIXE O E-BOOK GRATUITO: Passo a passo para abrir uma revenda de gás

https://solucoes.ultragazrevendas.com.br/download-material-passoapassoparaabrirumarevenda

Optar por um modelo de negócio, entendendo as diferenças entre uma franquia e uma revenda, é o ponto de partida. Depois, é necessário refletir sobre o orçamento disponível, com reserva para o fluxo de caixa até que surja o lucro. 

A escolha do lugar do empreendimento é outro passo fundamental e isso passa por compreender a necessidade local e analisar as dimensões e os hábitos do mercado consumidor.

E, em quarto lugar, a escolha da marca parceira deve levar em conta aspectos como solidez financeira, suporte oferecido e satisfação dos parceiros e dos clientes. Saiba mais no guia gratuito.

Saiba também como funciona uma revenda de gás, os investimentos necessários para abrir uma revenda Ultragaz e as principais dúvidas dos empreendedores que desejam atuar no setor de gás.


Comentários