À frente de revenda de gás, empreendedora busca afastar preconceitos
Ao falar sobre seu papel como mulher à frente de uma revenda de gás Ultragaz, Carla de Oliveira, de 34 anos, desabafa sobre sua dificuldade: “Enfrentar o preconceito da sociedade em achar que esse ramo é para o sexo masculino.” Ela cita, por exemplo, diferenças na hora de negociar com fornecedores. A empreendedora, porém, não se deixa abater. “Tenho minha equipe que me respeita muito e trago todos para um bom diálogo, para que os dias de trabalho corram bem. Assim, nos tornamos mais conhecidos.”
Carla lidera sua revendedora em Jaboatão dos Guararapes (PE) e atua no ramo desde 2009. Começou sendo secretária de um depósito no Rio de Janeiro e, dentro de alguns meses, já era responsável por toda a administração da empresa.
Este é seu único trabalho. Ela comanda toda a parte administrativa e operacional e tem uma equipe dedicada ao seu lado.
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Funcionamento de uma revenda
A revendedora enumera o que fez a loja entrar em funcionamento de forma correta e permanecer cumprindo seu papel. “Uma revenda de gás funciona com o produto na plataforma, uma boa divulgação, um marketing ativo, veículos com suas manutenções em dia, funcionários treinados e a equipe sincronizada em um só objetivo, que é atender da melhor maneira o consumidor final, dentro do tempo previsto sempre”, descreve. Ela resume: agir com excelência do primeiro atendimento até a entrega final.
Para que isso fosse possível, ela se empenhou ao máximo para abrir sua própria loja. Calculou a carga tributária e os lucros e, além disso, incluiu um capital individual para o início. “Com todo o meu esforço, o meu trabalho e minha dedicação na área, sabia que daria certo”, relembra.
Em relação ao local da revenda de gás, Carla buscou uma área de atuação com grande população. “Isso me interessou muito. Com o apoio da Ultragaz, também fui fazendo o passo a passo junto aos órgãos competentes para a abertura do negócio de gás com toda a segurança prevista em lei”, explica.
Hoje, recursos como o app Ultragaz também colaboram para o bom andamento dos negócios. “Ele vem crescendo a cada dia e eu faço bastante divulgação em minha área, para que os clientes aprendam a usar e aproveitem todas as vantagens de pedir pelo app”, diz Carla.
Dedicação constante
Para a empreendedora, as vantagens de ter uma revenda de gás são muitas. “Você pode lidar com o seu cliente diretamente, tanto no telefone quanto de casa em casa, mostrando a ele todo o seu diferencial.” Segundo ela, isso gera resultados que transmitem “total segurança” aos revendedores em trabalhar com o gás. “É um produto necessário à população. Mas, sem nosso próprio esforço e nossa dedicação, não há um bom resultado.”
É justamente esse gosto no contato com os consumidores um dos motivos que a levaram a abrir sua loja. “Gosto de trabalhar com essa parte da divulgação do atendimento direto e, no gás, ficamos mais próximos dos clientes no dia a dia, o que facilita nossa venda e gera mais faturamento para a empresa. Queria ter minha liberdade e ter mais qualidade de vida ao administrar o meu próprio negócio”, diz Carla, que afirma buscar informação constante para se atualizar como revendedora.
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Por fim, ela revela algumas dicas para que uma revenda seja bem-sucedida. “Administrar bem o caixa, vetar despesas extras, manter o preço equilibrado, focar sempre no marketing e inovar sempre”, aposta. “Afirmo, com toda a minha experiência, que administrando bem o dinheiro que entra e sai, todo o restante fica mais fácil. Além disso, é preciso acompanhar tudo de perto e nunca deixar de divulgar sua empresa, pois o ramo é bem competitivo. Você precisa ter clientes fiéis.”
Para ela, o setor de gás é “um ramo bom, com grande lucratividade, porém com muitos desafios diários”. “Clientes, fornecedores, funcionários e veículos fazem parte de todo o sistema operacional da empresa. Com o apoio da companhia, você pode avançar muito e abrir mais revendas. Não é preciso ser, de fato, homem ou mulher. Todos, com conhecimento, levam a empresa ao sucesso”, finaliza Carla.
Como abrir sua própria revenda
Esta foi a segunda história da série “Vozes da Ultragaz”, que apresenta gestores empenhados em, diariamente, fazer o gás chegar ao cliente final. Se você se interessou pela opção de revenda, a Ultragaz aponta quatro passos para que o empreendedor siga no caminho certo.
Optar por um modelo de negócio, entendendo as diferenças entre uma franquia e uma revenda, é o ponto de partida. Depois, é necessário refletir sobre o orçamento disponível, com reserva para o fluxo de caixa até que surja o lucro.
A escolha do lugar do empreendimento é outro passo fundamental e isso passa por compreender a necessidade local e analisar as dimensões e os hábitos do mercado consumidor.
E, em quarto lugar, a escolha da marca parceira deve levar em conta aspectos como solidez financeira, suporte oferecido e satisfação dos parceiros e dos clientes. Saiba mais no guia gratuito.
Saiba também como funciona uma revenda de gás, os investimentos necessários para abrir uma revenda Ultragaz e as principais dúvidas dos empreendedores que desejam atuar no setor de gás.