Do supermercado à revenda de gás: conheça esta trajetória de sucesso
Quando aos 18 anos José Ruberval Arruda investiu em seu primeiro supermercado, não poderia imaginar que anos depois estaria tendo sucesso em um ramo que, na época, ele desconhecia totalmente: a revenda de gás GLP.
Vindo de uma família de comerciantes de Fortaleza (CE), ele conta que desde criança vive no meio do comércio. Por isso iniciou tão jovem na atividade. “Com 18 anos, eu já estava abrindo meu próprio supermercado. Vendia no atacado e no varejo, que é o que a gente chama aqui de “atacarejo’”, explica Arruda.
Foram 20 anos como empresário desse segmento, mas algumas mudanças o levaram na direção de novos empreendimentos. Entre perdas e decepções, percorreu uma trajetória de empreendedorismo e busca pelo sucesso. Leia a seguir os detalhes dessa história!
Em busca de mudanças como empreendedor
Após duas décadas como empresário do ramo de supermercado, Arruda sentiu que estava na hora de buscar novos desafios. “Depois de tanto tempo, eu já estava um pouco saturado daquela atividade. Não encontrava mais a mesma motivação.”
Resolveu, então, investir na carcinicultura, que é a criação de camarão em cativeiro. Na época, o Nordeste era responsável por grande parte da exportação desse crustáceo para os Estados Unidos e para a Europa.
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Era um mercado que estava crescendo de forma acelerada na região. Por isso, parecia ser um negócio seguro e rentável para investir. Porém, as coisas não saíram como o previsto.
A perda de toda a produção
Arruda encarou fazer a transição de comerciante de atacado e varejo para produtor de camarão. Passou a investir forte na nova atividade, se preparando para iniciar sua produção. Era 2004, naquele momento já havia vendido seu supermercado e estava focado em iniciar no novo negócio.
No entanto, um imprevisto frustrou seus planos. Uma doença contaminou a maior parte da produção de camarões da região, o que fez muitos produtores terem sua produção quase toda dizimada. Antes mesmo de começar, Arruda sentiu o baque da perda.
“Eu estava colocando todos os meus ovos em uma única cesta e, de uma hora para outra, eu a vi cair e quebrar tudo”, lamenta. “Foi um prejuízo enorme.”
Oportunidade batendo à porta
Sem perspectiva de continuar investindo em um negócio que não tinha previsão de voltar a ser rentável, passou a cogitar retomar sua antiga atividade, recomeçando do zero. Foi quando, no fim de 2005, uma nova oportunidade bateu à sua porta. Porém, ele ainda levaria um tempo para perceber isso.
“Eu estava finalizando os preparativos para abrir outro supermercado quando um primo me chamou para avaliar uma revenda de gás. Ele disse que estava pensando em abrir uma e queria a minha opinião. Disse que não entendia nada do assunto e nem quis ir com ele”, revela Arruda, que nunca tinha cogitado esse ramo como uma opção de investimento. “Mas meu primo insistiu, e eu acabei indo.”
Foi nesse momento que Arruda começou a entender como realmente funcionava o mercado de gás GLP e como atuava a Ultragaz.
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Momento de reestruturação
Arruda passou a conhecer as vantagens de investir em uma revenda e ser parceiro da Ultragaz. Naquele momento, a empresa estava promovendo uma reestruturação de áreas, que estavam concentradas em poucas revendas que não tinham como atender a perímetros tão grandes.
Ao lado do primo, passou a acompanhar o processo de desmembramento de uma das amplas áreas. À medida que entendia melhor o funcionamento do negócio e a oportunidade que ele representava, ia se interessando mais e mais. No fim do processo, decidiu adquirir uma delas (que estava à venda) e, em julho de 2006, abriu a primeira de suas três revendas Ultragaz.
Apoio para o sucesso da revenda de gás
Arruda faz questão de lembrar que parte do seu sucesso se deve ao apoio que recebeu da Ultragaz no início: “O apoio foi muito importante quando comecei. Na época, a Ultragaz tinha um programa de orientação em que um revendedor mais experiente compartilhava essa experiência com outras revendas. Para quem não sabia de nada, como eu, foi fundamental ter isso no começo da atividade.”
O apoio continuou ao longo dos anos com a Academia Ultragaz, da qual Arruda também participou. “Essa experiência aprimorou mais ainda meu conhecimento sobre gestão, processos e estratégias. Esse apoio colaborou muito para estar onde estou hoje.”
Expansão e presença na comunidade
Atualmente, Arruda possui três revendas operando em Fortaleza, com vendas que chegam a 15 mil botijões por mês. Ele conta que o segredo é ter muita atenção com o consumidor final, com o treinamento da equipe e conhecer bem a comunidade onde está a revenda.
“Temos uma clientela muito fidelizada porque estamos sempre atuando com foco em atender bem. Ajuda também termos um trabalho muito forte junto à comunidade, patrocinando atividades sempre que possível e investindo em divulgação”, explica. “Buscamos sempre valorizar as pessoas da região.”
Para quem está começando, Arruda dá como dica ter foco na gestão cuidadosa do negócio e buscar aprimoramento como gestor. “É preciso buscar conhecimento, porque isso ajuda muito quando não se tem experiência no ramo”, finaliza.
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