Conheça 8 características do revendedor de sucesso
Qual o conjunto de habilidades que preciso ter para ser um revendedor de sucesso? Estou pronto para assumir essa posição? Como obter bons resultados à frente de uma revenda Ultragaz? Meu histórico empreendendor em outros negócios é uma vantagem? Essas são perguntas que muitos empreendedores se fazem quando estão avaliando a possibilidade de assumir a gestão de uma revenda de gás.
Para buscar as respostas e checar se você tem o perfil para ser um revendedor de sucesso, nada melhor do que ouvir dois públicos especializados no assunto: a própria Ultragaz e também revendedores com diferentes características, formações e “tempo de casa” que oferecem dados sobre a vida real do empresário à frente deste modelo de negócio.
Direto na fonte
Pensando nisso, entrevistamos Fernando de Oliveira Silveira, gerente de mercado da Região Sul do país, e três revendedores Ultragaz:
Luiz Henrique Barbosa de Arruda tem Douglas Amorim, seu concunhado, como sócio na revenda Ultragaz de Várzea Grande, na região metropolitana de Cuiabá (MT), aberta em 2019 depois de uma experiência muito desgastante como distribuidores de bebidas. Ambos conciliam a administração da revenda com seus trabalhos fixos.
Clique e ouça a entrevista com Fernando de Oliveira Silveira, gerente da Ultragaz
Já Lídia Maria da Silva trabalhou por quase dez anos como atendente em uma revenda de Araraquara (SP). Ela conta que há quatro anos, quando a oportunidade de abrir uma loja surgiu, ela e o marido não titubearam em fazer o investimento. Hoje, planejam a abertura da segunda revenda Ultragaz na cidade.
Alessandro Gonçalves Ribeiro já tem duas lojas em Salvador (BA), ambas abertas em 2014. Antes dessa experiência, foi proprietário de uma padaria, mas decidiu migrar para o ramo de gás ao ver o sucesso que seu pai e seu irmão tinham. Além disso, entendeu que todos ganhariam força como grupo familiar, conseguindo, por exemplo, melhores custos com transporte e compra de equipamentos.
LEIA MAIS: Revendas Ultragaz aumentam vendas e base de clientes na crise
Confira abaixo as oito características que eles consideram essenciais ao revendedor de sucesso:
1 – Disposição
A prontidão para atender é característica fundamental para o revendedor de sucesso. “Como o gás é um bem essencial, sempre há procura, inclusive em horários fora do padrão, quando o cliente se surpreende com o término do produto e se vê em uma emergência”, explica o gerente Fernando de Oliveira Silveira.
2 – Resiliência do revendedor de sucesso
Com o crescimento do número de empreendedores no Brasil, o segmento apresenta muita concorrência e não conta com barreira de entrada muito alta. Portanto, para atingir sucesso, o empresário precisa estar disposto a investir no negócio, dedicando esforços e fazendo uma gestão estratégica. “Posso garantir que bons revendedores sempre terão espaço para crescer. Damos todo suporte para isso”, comenta Fernando, que fala em nome da Ultragaz.
Lídia confirma: “Garra e força de vontade são qualidades fundamentais. A concorrência é dura e nem sempre ética, coloca o preço lá pra baixo. É preciso ter dedicação em tempo integral, estar sempre presente e pensando no negócio. Não adianta delegar funções estratégicas”.
3 – Flexibilidade
Na análise dos revendedores de sucesso entrevistados, é fundamental que o empreendedor entenda que seu negócio tem de ser democrático e atender o público em geral, sem preconceitos. “A flexibilidade se estende ao preço, que às vezes precisa ser alterado conforme os perfis de cada bairro atendido. Preciso levar essas diferenças em consideração no momento de precificar, porque não posso deixar de atender a população mais simples que também precisa do gás para cozinhar”, comenta Alessandro.
4 – Habilidade interpessoal e em vendas
Na avaliação de Alessandro, é fundamental que o dono da revenda seja muito ativo no seu relacionamento com os moradores do bairro, participando dos eventos e decisões importantes. “É preciso gostar do público, ser diplomático, ter prazer em se relacionar com a comunidade. Eu vou ainda mais longe: contrato para a equipe quem é do bairro também, porque gera grande identificação.”
Luiz Henrique compartilha sua visão: “A gente não vende só gás. Vendemos serviço, vendemos atenção ao cliente. Então o bom atendimento é essencial e é algo que reforço muito com nossos entregadores, que além de ágeis, precisam ser prestativos.”
LEIA MAIS: Como usar sua experiência para abrir um segundo negócio de sucesso
5 – Liderança e engajamento da equipe
Na rotina semanal da revenda de Luiz Henrique, sexta-feira é dia de reunião com os entregadores para ouvir sobre as dificuldades que encontraram e as novas sugestões para a dinâmica do negócio. “São eles que entram na casa do cliente, então temos de ouvi-los. É também por causa deles que crescemos. Por isso é tão importante engajar a equipe, mostrar que, se a empresa crescer, eles também crescerão.”
Já Alessandro encontrou na cultura local da Bahia uma forma de motivar sua equipe a trabalhar aos domingos. Depois de inúmeras tentativas frustradas, o empresário teve a ideia de encomendar o tradicional feijão do café da manhã dos domingos para oferecer a quem fosse trabalhar. “Agora, preciso até fazer escala, porque todo mundo quer trabalhar. Eles se sentiram valorizados com a iniciativa, perceberam que também estavam ganhando algo.”
Fernando, da Ultragaz, reforça essa característica do revendedor de sucesso. “Ele já pensa estrategicamente na hora de selecionar a equipe. Ele precisa que os colaboradores estejam abertos a lidar com o público, que tem uma parte de trabalho mais pesado, mas também é preciso ter muita simpatia. E ele, o gestor, também precisa fazer uma comunicação assertiva que não deixe de lado a gentileza nem a motivação.”
6 – Capacidade de analisar dados
Informação vale ouro e o revendedor de sucesso sabe usá-la da melhor forma no momento da tomada de decisão, como explica o gerente Fernando de Oliveira Silveira. “Apesar de ser um negócio relacional, é fundamental que a gestão seja profissional e que o empresário saiba fazer relatórios e analisar os dados, para entender o mercado, a segmentação da sua base de clientes e seus hábitos de consumo.”
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7 – Interesse em desenvolver outras habilidades
Alessandro aponta como um divisor de águas o treinamento digital e a consultoria técnica em segurança e manutenção que recebeu da Ultragaz, além dos ensinamentos que recebeu de especialistas do Sebrae, com quem a Ultragaz mantém parceria. “Eu sabia que precisava adicionar uma série de conhecimentos ao meu perfil e estava aberto pra isso. Aprendi sobre finanças, marketing e inteligência emocional, além de dicas importantes de saúde e apresentação pessoal. Hoje, me sinto muito mais preparado e seguro. Agora inclusive me sinto pronto para expandir meu negócio e abrir uma nova unidade.”
Lídia também foi em busca de conhecimento extra em administração, finanças e marketing e já concluiu vários treinamentos oferecidos pela Ultragaz. “Agora percebo que minha avaliação em relação aos investimentos é muito mais rígida e criteriosa.”
Fernando, da Ultragaz, complementa: “O revendedor de sucesso tem a cabeça aberta para novas tecnologias e formas de atendimento, ele entende a forma como o cliente prefere se relacionar com seu negócio”.
LEIA MAIS: O que preciso aprender para ser um bom revendedor de gás?
8 – Visão de negócios: marketing e investimento
Luiz Henrique, que abriu sua revenda em setembro de 2019, comemora o fato de que os resultados atingidos até o momento, menos de um ano depois, permitem que ele reinvista todo o lucro para fazer seu negócio crescer, especialmente na divulgação. “Fazemos comunicação porta a porta e mapeamos nossas ações por áreas, o que nos permite saber de que regiões os clientes mais estão vindo e quais as localidades que precisam ser impactadas novamente.” Ele completa: “É preciso estar atento aos números, fazer todos os controles. Não adianta criar promoções malucas. Ou seja, tudo pode ser feito, desde que muito bem calculado. A Ultragaz é uma ótima parceira. Nos apoia com informações, subsídios, material promocional e de marketing. Tanto que nosso plano é abrir mais uma revenda em 2021.”
Para Lídia, o revendedor de sucesso precisa ter muita criatividade nas campanhas de marketing. “A marca Ultragaz é muito forte. Por isso, se você cria iniciativas interessantes que falam diretamente com seu público, consegue conquistar cada vez mais mercado.
LEIA TAMBÉM: Como a Ultragaz apoia o marketing de suas revendas
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Bom dia quero abrir uma revenda!
Olá Renato. Clique aqui e conheça os 10 passos para abrir uma revenda!
Sempre tive o desejo de entrar nesse universo por achar essencial para a população em geral. Quanto custa para abrir uma revenda?
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Qual a estimativa de capital inicial necessário para abrir uma revenda de gás?
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Excelente contribuição para todos os empreendedores.
Quero abrir uma revenda!
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Já tenho revenda estou ampliando meus negócios e gostaria de conhecer melhor a Ultragaz.
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Boa noite
Sou de Crixás GO, tenho interesse em abrir uma distribuidora de gás aqui na cidade ou na região , porém gostaria de saber alguns detalhes do negócio, principalmente custo final do produto e margem de lucro..
Boa Tarde Samuel. A Ultragaz dá uma consultoria completa para quem quer abrir uma revenda. Preencha o formulário do link e aguarde o nosso contato para marcar uma visita comercial gratuita, sem compromisso! Assim falamos sobre isso em detalhes! http://3.235.209.123/seja-um-revendedor/
Eu quero ser um revendedor de gás da Ultragaz !
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Achei muito interessante. Quero ser um revendedor da Ultragaz!
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Gostaria de montar uma revenda de gás!
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Já tenho um terreno e pretendo ser um revendedor da Ultragaz. Quais as exigências para deixar a área pronta para iniciar a revenda? Posso ser revendedor se já tiver um revendedor da Ultragaz na cidade?
Olá, Jaelson. Que ótimo que você tem interesse em ser um revendedor Ultragaz. Preencha o formulário e peça uma visita comercial gratuita da Ultragaz para tirar todas as suas dúvidas.
Quero abrir uma revenda da Ultragaz e gostaria de saber como funciona. Obrigada.
Olá, Isabel. Veja esse blogpost que preparamos sobre o assunto: Como funciona uma revenda de gás. Abraços,
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