Como ser um franqueado de sucesso [GUIA COMPLETO]
O franchising pode ser uma opção para quem deseja empreender mas não possui um modelo de negócio específico em mente. Neste guia completo, vamos explicar cada etapa da jornada para se tornar um franqueado de sucesso.
Abordaremos desde a autoavaliação e a escolha da franquia ideal até a gestão eficiente do seu negócio, passando por aspectos como planejamento, investimento, marketing, operação e relacionamento com a franqueadora.
Entenda ainda, as principais vantagens e desvantagens de ser um franqueado e os motivos que tornam o modelo de revenda Ultragaz muito mais atraente.
Visão geral sobre o mercado de franquias
Segundo o Glossário do Sistema Brasileiro de Franquias, organizado pelo Conselho Regional de Administração de São Paulo (CRA-SP), franquia é um estabelecimento aberto por um franqueado adquirente do direito de trabalhar sob aquela marca (chamada de franqueadora).
Ele é responsável pela instalação, operação e gestão da unidade de acordo com os padrões estabelecidos pela rede e precisa estar focado em buscar o sucesso de sua loja.
Em relação ao Brasil, a Pesquisa de Desempenho do Franchising Brasileiro relativa ao quarto trimestre de 2023 mostra que o mercado continua aquecido. Divulgado no início deste ano, o documento apresenta o ranking das 50 maiores franquias e das 20 maiores microfranquias.
As projeções do setor para 2024 são de aumento de 10% no faturamento, 5% de elevação na quantidade de redes e crescimento de 5,5% em operações e em empregos.
Quais são as vantagens das franquias?
Como vimos acima, o franchising é um setor em expansão. Quem planeja abrir um negócio nesse modelo conta com a experiência do franqueador, um plano de negócios já estruturado e um planejamento mais objetivo em relação a começar uma empresa literalmente do zero.
Além disso, há diversas opções de marcas consolidadas e nos mais diferentes ramos de atividades. O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) lista as seguintes vantagens adicionais:
– Fornecedores: as franquias pesquisam muito sobre quem fornece itens para suas unidades. Isso garante mais qualidade em produtos e serviços. Além do que, há a vantagem na hora de negociar;
– Gestão: o franqueador, geralmente, faz toda a capacitação do novo franqueado, o que diminui o tempo de aprendizado do empreendedor e a ocorrência de erros;
– Marca: há apoio de departamentos de publicidade, marketing, comunicação e outros para a divulgação da nova loja;
– Padronização: é muito mais fácil manter um padrão determinado e testado do que criar algo totalmente do zero.
Por que o modelo de revendas é mais vantajoso em relação às franquias
Os modelos de franquia e de revenda são parecidos em alguns pontos, como o suporte oferecido e o uso da marca e dos serviços ou produtos, mas há diferenças. Em geral, o sistema de revendas é mais vantajoso devido aos seguintes aspectos:
– Gestão: no modelo de franquias, as ferramentas e os sistemas são padronizados, o que pode limitar o empreendedor. Além disso, os preços praticados também costumam ser padronizados nas franquias, não abrindo mudanças de margem para o franqueado;
– Investimento: para abrir uma revenda de gás, por exemplo, o investimento pode ser muito menor do que o valor necessário para uma franquia, dependendo da região e do tamanho do negócio desejado;
– Taxas: nas revendas, não há pagamento de taxas ou royalties.
– Liberdade: As ações comerciais e principalmente preços, são estabelecidos pelo revendedor, de acordo com os custos da estrutura e margens adequadas para a realidade de cada região de atuação.
Além disso, o modelo de revendas também possui todo o suporte da marca Ultragaz para o revendedor, como a comunicação visual e padronização da revenda, treinamento completo sobre o mercado, operação do negócio, gestão financeira e fiscal.
9 dicas para ser um franqueado de sucesso
Listamos aqui, as principais dicas para você que deseja se tornar um franqueado de sucesso. Confira:
Avalie o seu perfil empreendedor
Para ser um franqueado de sucesso, escolher uma marca lucrativa não é o bastante. Avalie se ela é compatível com seu perfil, pois franquias exigem diferentes capacidades de atendimento. Outras podem pedir habilitações ou tempo de dedicação que não se encaixam com sua rotina.
Estudar os nichos / ramos de atuação
Antes de decidir por uma franquia, faça uma análise do negócio. Elabore critérios de análise, como orçamento, reconhecimento da marca e afinidade. Submeta cada franqueadora a eles e aprofunde a pesquisa nas que forem mais bem avaliadas.
Faça um estudo da sua concorrência
Conhecer melhor quem estará batalhando pelos mesmos clientes no mercado é essencial para ter uma visão mais ampla do empreendimento a investir. Dica extra: Revendedores Ultragaz contam com o suporte dos consultores para este estudo.
Analise o seu potencial de investimento
O capital que você possui deve ser suficiente para começar e manter a operação até que ela se torne rentável. Tome especial cuidado com o risco de gastar mais do que o planejado – o que pode acontecer em qualquer negócio.
Estude e avalie a experiência e as vantagens do franqueador
O empreendedor paga por um modelo já conhecido e pelo direito de uso de uma marca já bem aceita no mercado. Mas, para ser um franqueado de sucesso, você deve medir a experiência e as vantagens do franqueador conversando com os donos de outras unidades.
Em nosso modelo de negócios, a Ultragaz não atua como uma franqueadora, mas sim, como uma fornecedora exclusiva para o seu negócio. Conheça todas as vantagens de ter uma marca com mais de 86 anos de história apoiando a sua empresa, fale com um consultor Ultragaz.
Tenha uma boa relação com a franqueadora
Analise se o relacionamento com a marca é favorável e o suporte que recebe é suficiente para que você consiga obter sucesso na operação.
Atente-se sempre à Circular de Oferta de Franquia
Conforme a Lei de Franquias (lei nº 13.966/2019), o documento Circular de Oferta de Franquia (COF) deve ter a lista completa de franqueados, subfranqueados ou subfranqueadores da rede e, também, dos que saíram recentemente, com nomes, endereços e telefones.
Além disso, a COF deve apresentar os balanços e demonstrações financeiras dos dois últimos exercícios da marca, expondo assim a viabilidade do plano de negócios com dados que comprovem capacidade.
Treine sua equipe com frequência
É preciso ter o apoio da franqueadora na forma de bons treinamentos, inovação tecnológica aplicada ao negócio e suporte operacional.
Capacite-se para melhorar a sua gestão
Invista em compreender continuamente sua área de atuação e, também, aspectos administrativos e de gestão que possibilitarão o sucesso crescente do negócio.
Motivos para investir em uma revenda de gás da Ultragaz
Conheça as principais vantagens da Ultragaz, que ajudam os nossos revendedores a alcançar o sucesso!
Sem taxas e royalties
A Ultragaz não exige pagamentos de royalties mensais. O vínculo com a revenda se dá por meio de um contrato de exclusividade no fornecimento de gás GLP.
Treinamento e capacitação gratuita
O empreendedor tem todo o suporte de uma marca reconhecida, que o acompanha desde o início com treinamentos sobre todos os aspectos do negócio, escolha do local, obtenção de licenças e autorizações, segurança, operação e gestão da revenda.
Produto alta demanda com baixo impacto sazonal
O gás é um produto de baixo risco e sem oscilações de mercado, já que é um item de altíssima demanda independentemente da época do ano. Dependendo da estrutura da sua revenda, pode vender botijões de uso residencial (13kg), gás para empilhadeiras (20kg) e também para pequenos e médios negócios como restaurantes e padarias (45kg).
Apoio no marketing e na divulgação
A Ultragaz presta todo o auxílio necessário na promoção da revenda desde o início da operação, incluindo um portal onde o revendedor pode criar suas próprias peças de comunicação personalizadas.
Subsídio para compra de vasilhames
Este programa da Ultragaz é fundamental para a formação do primeiro estoque e um apoio importante para o revendedor que está iniciando seu negócio.
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